Metodologia HairSIZE chega aos salões de beleza de Alagoas

Natal/RN – Uma metodologia criada no Rio Grande do Norte está se expandindo para outros estados por meio do sistema Sebrae. O método Hair Size, que otimiza a utilização de produtos nos salões de beleza, aumentando a receita e diminuindo os custos, está sendo levado para profissionais desse setor em Alagoas, através de oficinas que demonstram a técnica. O foco da proposta é o controle de estoque, o melhoramento do desempenho da equipe e a biossegurança do serviço em centros de beleza. A ideia foi colocada em prática pioneiramente em salões atendidos pelo Sebrae no Rio Grande do Norte.

Para Amanda Pinto, analista da Unidade de Comércio e Serviços (UCS) do Sebrae em Alagoas, a metodologia Hair Size é diferenciada porque engloba gestão, inovação e sustentabilidade para salões de beleza.  “Ela utiliza métodos práticos para aumentar a conscientização da equipe quanto à produtividade e à responsabilidade ambiental. O dono do salão deve se preocupar em estender seus cuidados a outras questões igualmente importantes, e se atentar à sustentabilidade dos fios, do seu negócio e do meio ambiente”, avalia a analista.

As oficinas serão realizadas pela empresa FF Gestão, Inovação e Sustentabilidade, idealizadora do projeto Hair Size e, recentemente, credenciada ao Sebraetec.  “O objetivo é transmitir os padrões de qualidade e precisão nas aplicações de uma química capilar e rituais de lavatório, fazendo uso de ferramentas de medição, tabelas de rendimento, balança de precisão, colheres dosadoras e ficha de acompanhamento dos clientes”.

A falta de padrão nos atendimentos e no uso do material cosmético de alguns salões. O excesso de produto utilizado em um procedimento ocasiona, muitas vezes, um desgaste desnecessário do fio e do couro cabeludo dos clientes, que podem sair do seu salão com o pior dos resultados. E quando há descarte de produto no meio ambiente, ela ressalta, é ainda pior.

A redução dos custos com a aplicabilidade técnica aprendida durante o Hair Size pode chegar a cerca de 50%. Além da economia, a metodologia transforma as empresas em negócios sustentáveis em todos os aspectos. Tudo passa a ser medido, desde o comprimento dos fios de cabelo e seu volume, passando pela quantidade de produto cosmético a ser utilizado até a quantidade de água para cada serviço.

Para a analista da UCS, Amanda Pinto, outra característica importante do Hair Size é a busca pelo aumento do número de clientes satisfeitos. “Como cada um deles tem um tamanho e volume de cabelo muito específico, o serviço é quase que personalizado, garantindo um maior índice de satisfação”, concluiu.

Hair Size

Criado em 2002 pela empresária Fabiana Gondim, na cidade de Natal, capital do Rio Grande do Norte (RN), o Hair Size é uma metodologia inédita para o segmento. Atualmente, diversos salões de beleza em todo o país já utilizam seu método e têm conquistado excelentes resultados.

Para ajudar a melhorar a forma de utilização dos produtos cosméticos de um salão de beleza, o Hair Size possui um kit para ajudar nesse processo. Ele é composto por um medidor de crescimento da raiz; um medidor para o volume; e uma ferramenta que mede o tamanho do cabelo. Além, é claro, de medidores para os produtos, como colheres e balança de precisão.

 

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